terça-feira, 20 de outubro de 2009

Assuntos para conversar com o Educandário

· A cultura dos alunos e dos professores no ensino médio deve ser mais exigente. A relação entre um professor e os seus alunos pode ser uma relação amigável, mas a relação deve ser uma relação hierárquico. O professor tem que ter qualidades educativas e ele/ela tem que ter um ótimo conhecimento da matéria.
· O professor deve ser um exemplo para os alunos, dentro e fora da escola assim no mundo físico como no mundo virtual (internet/orkut)
· No ensino fundamental, os professores têm que saber educar crianças. Em primeiro lugar: eles têm que ser bons educadores. É evidente que para poder ensinar a tábua de 7, não precisa ter formação universitária em mátemática.
· Para os alunos até uns 10 anos o ensino tem que ser menos diversificado: o ideal é que 1 ou 2 professores ensinam todas as matérias durante o ano inteiro.
· O ensino “tradicional” tem vários aspectos insatisfatórios. Por consequência disso, novos métodos e metas foram desenvolvidas. Para melhorar o ensino, uma escola tem que adaptar “novas” idéias (algumas delas já tem mais do que 50 anos), o que não quer dizer que o ensino antigo (“tradicional”) tem que ser completamente abordado.
· Um ensino moderno é menos dirigido a “aprender fatos” e mais a “entender”, “raciocinar”.
· A sociedade precisa de pessoas que saibam pesquisar, incentivar, organizar e apresentar. O ensino tem que capacitar os alunos para que eles desenvolvam essas aptidões.
· Para ser bem preparado para cargos relevantes na sociedade, os alunos tem que, entre outras, aprender como formar uma opinião, beseada em pesquisa própria, e defender essa opinião em público ou por escrito.
· No mundo moderno, comunicação fica cada vez mais importante. Alunos que são estimulados a ler e escrever e que consequentamente gostam dessas atividades (o que é muito mais do que as metas oficial do MEC), aprendem com mais facilidade, se desenvolvem mais e se qualificam mais fácil para colégios e vagas profissionais. A biblioteca da escola tem que ser muito mais usada em atividades estimulantes.
· O passeio que o Educandário organiza anualmente com uma parte dos alunos de toda escola (e as vezes até com outros), fora da estrutura do grupo (classe) e sem os professores, não é um passeio escolar. Um passeio anual deveria ter um objetivo educativo e deveria ser organizado por sala com todos os alunos da sala.
· O ensino em algumas matérias é muito precário (exemplos: Inglês, Educação física, Informática, Artes)
· Os planos anuais dos professores devem ser publicados, por exemplo na Internet, para que assim os pais e os alunos saibam o que eles podem esperar e possam avaliar se as metas foram realizadas.
· A escola tem que usar mais materias didáticos, tais como um Globo, mapas, instrumentos auxiliares para ensinar matemática, materiais básicas para fazer provas de quimica e física.
· A escola pode aproveitar mais do potencial intelectual dos pais.
· A escola deveria se reunir frequentamente com o Conselho de pais. As atras dessas reuniões deverão ser publicadas.
· A divisão das tarefas entre pais e escola parece desequilibrada: muitas vezes os pais e os alunos estão realizando “tarefas escolares” na casa.
· O trabalho dos professores tem que ser bem remunerado e receber o seu salário legal.
· Um bom professor que não se sente valorizado e que não é remunerado correto, procura outro trabalho. Para evitar as mudanças extremamente frequente de professores, o Educandário deve valorizar professores e remunera-los corretamente.
· Mensalidades de 120 R$ até 160 R$ são muito mais altas do que os pais se acostumaram. Ensino precário não vale esses valores. Mas um bom ensino para os filhos não tem preço.

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