quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Carta aberta: Convite para a diretoria do Educandário

Pecém, 22 de Outubro de 2009

Prezadas senhoras,

Introdução
O nosso objetivo é de melhorar a qualidade de ensino dos nossos filhos.

Achamos que o melhoramento do ensino do Educandário é uma opção melhor do que alternativas, como por exemplo:

  • transporte para um colégio em Fortaleza (ensino ótimo, mas caro, cansatívo, risco de acidentes)
  • abrir uma própria escola, pois é sem objetivo de lucro, em forma de uma cooperativa dos pais ou de professores (não é fácil para realizar; a concorrência com o Educandário no mercado local prejudica os dois; não podemos garantir que podemos “fazer melhor”
  • organizar ensino adicional (é possível, mas é muito mais lógico que todos os alunos de uma sala tem o mesmo ensino satisfatório dentro da própia sala de aula).

Achamos que, para realizar ensino melhor dentro do Educandário, colaboração entre os pais e a escola é importante. Resolvemos de unir os pais para formar um Conselho de Pais.

Rivalidade (exigências) e harmonia (conselhos)
Parece que existe resistência contra a idéia que os pais vão ter influênca na política e na gerência (/coordenação) da escola.
Existe razão para essa resistência? É claro que pode ter tensão entre a diretoria e um Conselho de Pais. Porém, numa situação ideal, o Conselho não precisa exigir coisas mas –como o nome diz- dar conselhos. Nessa situação ideal os pais, representados no Conselho, ficam satisfeitos com a politica da escola, por que a escola mostra que levou em conta, de uma forma construtiva, esses conselhos e –quando têm razões para não seguir os conselhos- explicou o “por quê”.
O Conselho é uma ponte entre os pais e a escola, mas nessa ponte não tem sentido único. O conselho também pode divulgar, explicar e defender decisões da escola entre os pais. Quando for necessário, o conselho pode chamar atenção dos pais para as próprias responsabilidades dos pais e dos alunos.
Ainda não realizamos essa situação desejada de harmonia.

Tem um tema predominante que depois de vários anos nunca foi resolvido: o problema que a escola não consegue segurar professores bons. Para nós, a promessa que “a partir do ano que vem todo mundo vai ter carteira assinada e quem abandona o emprego durante o ano escolar vai ser processado” não é suficiente. Um equipe boa de professores fieis se forma com salário certo e com respeito.
Claro que isso custa dinheiro, mas o resultado é proveitoso para todas as partes: ensino melhor, pais mais contentes, mais alunos, mais lucro, mais condições para poder investir na qualidade, professores mais felizes, legitimação de mensalidades mais altas. Assim a “empresa” Educandário aproveita e os pais, os professores e os alunos aproveitam também.

O Conselho de Pais

  • pode evitar, sinalizar e resolver problemas na educação, na casa e na relação entre as famílias e o Educandário;
  • pode retirar desconfianças que não tem base na realidade;
  • pode efetuar influência efetiva dos pais na politica e na gerência da escola;
  • pode ser uma cartão de visita do Educandário.

Mas para realizar tudo isso, um Conselho de Pais tem que ter uma parceria fértil com a escola. Se não realizamos essa parceria harmoniosa, o Conselho seria mais um “grupo de protesto” que unicamente pode conseguir coisas fora do Educandário.

Convite
Para realizar a harmonia desejada convidamos a diretoria para participar da reunião e de “remodelar” a reunião em colaboração conosco, assim que todos os pais seriam convidados através das agendas dos alunos para participar na fundação e na eleição democratica de um Conselho de Pais, convidando todos os pais para a reunião constitutiva na 5ª-feira, 29 de Outubro de 2009 às 19.00 horas no restaurante “Ondas do Mar”.

Atenciosamente,

Marcelo e Jérôme

Nenhum comentário:

Postar um comentário